Itajaí e sua História
- Claudio Leandro Limirio
- 10 de nov. de 2025
- 1 min de leitura
Conhecendo um pouco mais sobre o Bairro Fazenda

O nome Fazenda deve-se à existência no local de uma sesmaria bastante produtiva e vistosa para quem adentrava a barra do Rio Itajaí, de propriedade, desde 1793, do tenente-coronel Alexandre José de Azeredo Leão Coutinho. Com sua morte a propriedade foi administrada por sua segunda esposa Felícia Alexandrina.
A Fazenda continha plantações de café, cana-de-açúcar e mandioca, além de pomares de árvores frutíferas. Mantinha engenhos de açúcar e farinha, tocados por escravaria numerosa. Seus herdeiros foram seccionando a área e vendendo a particulares.
Por volta de 1896 os herdeiros Antônio e Pedro Lopes de Mello repassaram o restante da propriedade a Eugênio Luiz Müller. Nesse tempo a propriedade também era conhecida popularmente como “Terras do Milla” em referência ao coronel Müller, e, “Pasto do Lauro” em referência ao administrador da propriedade.
Segundo o historiador Edison d’Ávila “em 1959 os herdeiros da chácara da Fazenda, Araci Müller Pereira, Breno Eugênio Müller e Roberto Eugênio Müller, vendo a oportunidade do comércio imobiliário, resolveram desmembrá-la, transformando-a no “Loteamento Müller”. A sede da fazenda dos Muller ficava em cima de um outeiro e, sendo demolida, deu lugar à Igreja Nossa Senhora de Lourdes.
Fonte: itajaipedia.com.br
Foto: Grupo Facebook Itajaí de Antigamente







%2011_edited.jpg)

Comentários